You are currently browsing the daily archive for janeiro 2, 2008.

mario-golf.jpgDezembro passou e provavelmente todas as pessoas do mundo já jogaram Super Mario Galaxy, inclusive eu. Demorei, mas joguei. O que achei? Bem, vamos lá!

Pra quem não me conhece, sou uma pessoa completamente avessa a spoilers. Spoiler, meu caro amiguinho, é quando você fica sabendo de algo antes da hora. Por exemplo: digamos que o Master Chief morra com uma faca no olho no final de Halo 3. Legal, né? Não se alguém te conta antes que você possa conferir pessoalmente. Puf, lá se foi toda a graça e emoção do acontecimento. Bom, mas o que o Mario tem a ver com isso? Como eu fiquei na espera pelo jogo durante mais de um mês após o lançamento, tive de assistir a alguns vídeos para saciar a minha necessidade. Mas a minha cura foi também o meu veneno, já que quando coloquei as mãos na belezura havia presenciado alguns dos cenários e acontecimentos do jogo. Ou seja, boa parte do “MEU DEUS, OLHA QUE DOIDERA! PLANETÓIDES ESFÉRICOS! EU CONTROLO ELE DE CABEÇA PRA BAIXO! AHHH!” foi embora. Portanto, camagada, se você pretende jogar e não viu os vídeos ainda, continue assim.

Mas o jogo é uma doidera sim, independente dos spoilers. Em vários momentos me bateu aquela emoção típica dos jogos do Mario. Escapulir de inimigos no último momento, desviar de uma bola de fogo ou tiro de canhão com apenas um tico de energia e dar saltos com precisão milimétrica é simplesmente delicioso. Algo que pouquíssimos jogos conseguem entregar. O gigante problema – pra mim – é que tem várias fases ridículas de fáceis e isso tira bastante o brilho. Claro, quanto mais você avança, maior é a dificuldade e existem níveis em que você perderá várias vidas e até um pouco de paciência.

Assim como a dificuldade, os gráficos estão divididos: existem as partes lindas e as partes horrivelmente horrendas. De um lado temos planetóides bem construídos, com efeitos de luz, reflexos, sombras e tudo o mais. Gelo? Lindo. Lava? Linda. Água? Linda. Super Mario Galaxy é um tapa na cara de um monte de produtoras (ouviu, Ubisoft? No próximo Raving Rabbids tome vergonha na cara e faça algo DECENTE!) e também uma aula de como se trabalhar no Wii. Porém, apesar da beleza óbvia do jogo, em alguns momentos eu achei ele feio. Por exemplo, na fase da mansão mal-assombrada eu quis desligar o Wii, tamanha a minha frustração. Pensei: Cacildes! Por acaso estou jogando Sypro the Dragon 2? Sem falar nos zilhões de serrilhados que te acompanham durante toda a aventura. Broxante. Em tempo: joguei sem cabo componente. Com ele, vi que a imagem fica realmente mais definida.

serrilhado-galaxy.jpg

………………………………….Super Serrilhado Galaxy

Mini-parágrafo: as utilizações variadas do Wii Remote são muito boas. Me diverti a beça nas fases “da bolinha”. Simplicidade e criatividade que funcionam juntas. Tudo isso sem ficar balançando o controle aleatoriamente e feito um louco.

Mas o ponto que eu queria chegar: a facilidade do jogo. Eu sei, já mencionei isso antes, mas quero fazer um contra-ponto. Como todos sabemos (menos os istas, parece que até hoje eles não entenderam isso), desde o início a Nintendo deixou bem claro que focaria nos nunca jogaram ou que jogam muito pouco. Pode ser um pouco difícil de nós compreendermos de cara, mas as pessoas realmente acham difícil jogar videogame. Nós estamos acostumados. Crescemos jogando centenas de jogos, gastamos dinheiramas em lançamentos e periféricos, temos experiência. Mas a minha mãe não. Nem a minha namorada. Nem o Baixinho da Kaiser. Para eles, muitas vezes é difícil até passar dos menus. Não estou brincando. Mas a Nintendo está de parabéns por ter conseguido entender essa dificuldade e de ter feito este feito (…) de conquistar milhões de novos jogadores. Seguindo a filosofia do Wii, Super Mario Galaxy foi feito em parte para o povo que não sabe jogar. Por isso que ele é tão fácil para nós, ditos jogadores hardcore.

Ao ver os vídeos de divulgação, achei meio boba a idéia de um segundo jogador auxiliar na captura dos star-bits – estrelinhas espalhadas pelos cenários que servem como passaporte para algumas novas áreas – porém me surpreendi depois de um tempo. Lá estava eu jogando quando de repente algo raro aconteceu: a minha mãe sentou no sofá e começou a olhar. Normalmente quando estou jogando, estou sozinho. Ocupo a sala e ninguém mais aparece. Porém, talvez por ser “o joguinho novo do Mario pro Wii”, ela sentou. Ela conhece o Mario (sem piadinhas, seu malacabado!), óbvio, quem não conhece? Logo gerou o interesse. Pensei com agilidade e com muita sapiência, perguntei: “Mãe, quer jogar? É só apontar e pegar as estrelinhas.” “Não precisa apertar nada?” – ela perguntou. “Não, é só apontar.”

mario-abelha.jpgLá estavamos nós, jogando Super Mario juntos. “Nossa, como a imagem desse jogo é boa” e “Acho que o Mario é meio gay, hein?” foram alguns dos comentários. O papo sobre ele ser gay surgiu quando ele se transformou em abelhinha, só pra constar. E ela pareceu realmente gostar de pegar os star bits. Mais à noite, foi a vez da minha namorada balançar o Wiimote (o Wiimote, tarados!). Mesma coisa. Seria difícil alguma delas continuar a jogar, pois o que rolou ali foi só o interesse inicial no jogo. Depois de um tempo obviamente esqueceriam. Mas, no outro dia, a minha mãe senta ao meu lado novamente e automaticamente pega o controle número dois. E fica coletando star bits – sem que eu tenha pedido. Lindo.

Alguns dias depois, lá estava a minha mãe jogando sozinha. Sim, com nunchuck e tudo. Obviamente que ela se peidou inteira, mas aos poucos ela vai pegando a manha. Foi ao vê-la tentando controlar o Mario que eu percebi que a baixa dificuldade do jogo teve um propósito. Não-jogadores acham dificílimo o que achamos fácil. Com certeza pegar as primeiras 60 estrelas vai ser um desafio para a minha mãe, caso ela continue a aventura. Se um mero jogo 3D já é complicado para os newbies, imaginem um jogo que pega o 3D como conhecemos e o vira do avesso sete vezes em menos de um minuto?

Próxima missão? Jogar MySims com a namorada 🙂

UPDATE: Minha mãe acaba de me telefonar para saber como ligar o Wii e jogar Super Mario Galaxy. How cool is that?

Bem amigos do Assopre a Fita! Cá estamos novamente para lhes trazer todas as novidades do mundo gamemaníaco! Okei, não. Mas estamos de volta. Não que isso faça lá muita diferença.

Nota: Calma, o banner não vai ficar assim. Vou dar uma mexida em casa e caso não fique bom eu volto pro antigo.

Como foi a virada de vocês? A minha foi boa, junto com a namorada, na praia, etc. e tal. Seria melhor se eu não estivesse trabalhando NESSE EXATO MOMENTO, em pleno dois de janeiro e ouvindo involuntariamente músicas que não suporto. Sério, eu quero tacar o radio na parede. Quero que queimem no inferno: Akon, Fergie, a guria da “Umbrela ê ê ê”, Akon de novo, o gordinho do “Suicidal”, Fresno, Tihuana, Britney Spears, todos os reggaeiros medíocres atualmente e mais uma vez, Akon. Pronto, desabafei. Como não tenho absolutamente bulhufas para fazer no trabalho agora (sim, estou aqui inutilmente, enquanto poderia estar dando uns mergulhos, tomando umas cervejas, abraçando a namorada e mais um zilhão de coisas NORMAIS nessa época do ano), escrevo agora o que acho que vai acontecer e o que eu espero pra 2008 em relação aos games. Vários blogs já fizeram isso mas dane-se, fazê-lo-ei também. Afinal, como eu já disse, tô coçando.

– GTA IV: 7,5 no 1up e ign.com. Sim, arrisco dizer, na cara de pau, que GTA vai levar uma nota “ok” em alguns dos sites especializados. Porque? Devido ao número gigantesco de bugs, framerate inconstante e mais algum fator obscuro. Claro que a minha vontade é de que o jogo tire um baita 9.5 e que seja histórico, mas algo me deixa com o pé atrás. Espero estar erroneamente errado.

– Smash Bros.: Por se assemelhar demais com os anteriores, levará uma nota boa, porém não excelente. De 8 a 8,5 arrisco. A NÃO SER QUE a Nintendo anuncie – uma semana antes – que lançará um headset para o Wii. Aí a jogatina online fará valer muito a pena e tirará a impressão de que estamos em um falso-online. Mas convenhamos, é bem difícil isso.

– Metal Gear Solid 4: Me fará chorar. É só isso que eu quero do jogo. Se me fizer chorar, tá perfeito. Por favor, não adiem mais!

– Nintendo anuncia que está produzindo um novo Zelda, desta vez exclusivo e pensado para o Wii, tal qual Mario Galaxy. Orgasmos múltiplos serão detectados em gordinhos e magricelas de todo o mundo (eu incluso).

– Rare assina contrato com a Nintendo e transfere Banjo-Kazooie para o Wii. Na real esse é mais um desejo impossível do que uma previsão. Mas se acontecesse eu entraria em êxtase.

Eu acho que vou errar em tudo, e vocês?

Assine, remelento!

janeiro 2008
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias