Então, salve salve galera, depois de um enorme hiato estamos de volta as atividades normais. 

Mentira, só um post furreca que deu vontade. 

Quando o Wii foi lançado o mundo gamer ficou maravilhado com as infinitas possibilidades que um console que não estava preso ao número de botões que seu controle podia conter, e as barreiras inerentes a um controle de vídeo gueime. 

Last-gen, mas com controle do futuro!

Estou falando, claro, da dificuldade lógica de se transportar a quase infinita quantidade de movimentos e possibilidades do mundo real para um aparato com 10 botes e dois direcionais (isso na mais nova geração, sem nem tocar no saudoso Atari.). É uma tarefa árdua, tanto é que uma medida de avaliação que revistas e pessoas utilizam-se para avaliar os games é justamente “Jogabilidade”, que nada mais é que uma nota para quão bem se pode jogar um jogo, e se o personagem não responde bem aos controles a nota é ruim, pelo menos quase sempre. 

O controle nos jogos é realmente fator crucial, gráficos ruins, nós suportamos, falta de história até vai, principalmente se for um FPS qualquer, mas se o personagem não responde aos comandos fica muito difícil de continuarmos jogando, exemplo disso é o próprio gênero fps, que era inexistente nos controles, recebeu um upgrade com Goldeneye/Turok no N64, mas ainda era subestimado, e muita gente não conseguia jogar, e após Halo e o esquema de controle revolucionário utilizado os fps tomaram de assalto o mundo dos consoles, deixando de ser exclusividade dos PCs.

Enfim, quando o Wii surgiu houve a esperança de jogos extremamente inovadores, e, perdoem-me os nintendistas, a inovação foi aquém do esperado, não estou dizendo inexistente, vejam bem, foi apenas…menos. 

O que vimos foi uma chuva de jogos de mini-jogos, utilizando-se do controle de movimentos apenas como “gimmick” para vender, mas os gamers mais hardcores foram meio que esquecidos, jogos-promessa foram decepcionantes e os gamers acabaram por abandonar o wii e partirem para pastos onde os jogos ainda verdejavam, exageros a parte, quem ainda joga wii? 

Agora, ignorando o o PSmove, que é copia do Wiimote, inserido num VG mais potente, mas com o mesmo potencial de sucesso ou fracasso, parto para o desfecho desse texto. 

Kinect. Delay de 4 minutos

Considero-o uma segunda geração da captura de movimentos, fins iguais aos do wii e psmove, abordagem levemente diferente e quiçá mais moderna, ao contrário do psmove não vou ignora-lo neste texto, porque acho que sua chance de sucesso/fracasso é diferente. 

Explico. 

O que a microsoft tem que as outras duas plataformas não tem é uma comunidade não só criativa, mas também ATIVA, com programas como o XNA tornam qualquer um uma mini-empresa de jogos, e como todos sabemos que duas cabeças pensam melhor que uma, agora pensem grande e imaginem milhares de cabeças, é o que já está acontecendo com os diversos hacks da kinect,  usuários criando novos fins para o mesmo produto, dentro de em breve podemos ter kinect liberado para os PCs , o que adiciona ainda mais mentes para o brainstorm global, e logo meus senhores, teremos games produzidos por gamers, coisa que não houve e provavelmente não haverá com wii ou ps3, e olhando para  o mundo sabemos que quando as coisas são feitas por quem AMA o que faz o produto é sempre melhor, só olhar pros fan films que pipocam no youtube, que humilham super produções hollywoodianas, e os jogos indies que surgem por aí. 

Por isso que acho que o kinect, apesar de não causar o mesmo impacto e sensação de revolução que o wii causou, (admitam que não, caixistas, pois é verdade eu eu falei.) em seu lançamento, tenho a sensação que estamos para presenciar uma revolução nos jogos, e nos fins que as pessoas podem ter para o kinect. 

Isso é claro, num futuro não muito distante, mas primeiro temos que sobreviver a uma enxurrada de jogos de mini-jogos, né kinect sports? 

Acho que esse cara aí é, hein?

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