Então, salve salve galera, depois de um enorme hiato estamos de volta as atividades normais.
Mentira, só um post furreca que deu vontade.
Quando o Wii foi lançado o mundo gamer ficou maravilhado com as infinitas possibilidades que um console que não estava preso ao número de botões que seu controle podia conter, e as barreiras inerentes a um controle de vídeo gueime.
Estou falando, claro, da dificuldade lógica de se transportar a quase infinita quantidade de movimentos e possibilidades do mundo real para um aparato com 10 botes e dois direcionais (isso na mais nova geração, sem nem tocar no saudoso Atari.). É uma tarefa árdua, tanto é que uma medida de avaliação que revistas e pessoas utilizam-se para avaliar os games é justamente “Jogabilidade”, que nada mais é que uma nota para quão bem se pode jogar um jogo, e se o personagem não responde bem aos controles a nota é ruim, pelo menos quase sempre.
O controle nos jogos é realmente fator crucial, gráficos ruins, nós suportamos, falta de história até vai, principalmente se for um FPS qualquer, mas se o personagem não responde aos comandos fica muito difícil de continuarmos jogando, exemplo disso é o próprio gênero fps, que era inexistente nos controles, recebeu um upgrade com Goldeneye/Turok no N64, mas ainda era subestimado, e muita gente não conseguia jogar, e após Halo e o esquema de controle revolucionário utilizado os fps tomaram de assalto o mundo dos consoles, deixando de ser exclusividade dos PCs.
Enfim, quando o Wii surgiu houve a esperança de jogos extremamente inovadores, e, perdoem-me os nintendistas, a inovação foi aquém do esperado, não estou dizendo inexistente, vejam bem, foi apenas…menos.
O que vimos foi uma chuva de jogos de mini-jogos, utilizando-se do controle de movimentos apenas como “gimmick” para vender, mas os gamers mais hardcores foram meio que esquecidos, jogos-promessa foram decepcionantes e os gamers acabaram por abandonar o wii e partirem para pastos onde os jogos ainda verdejavam, exageros a parte, quem ainda joga wii?
Agora, ignorando o o PSmove, que é copia do Wiimote, inserido num VG mais potente, mas com o mesmo potencial de sucesso ou fracasso, parto para o desfecho desse texto.
Kinect.
Considero-o uma segunda geração da captura de movimentos, fins iguais aos do wii e psmove, abordagem levemente diferente e quiçá mais moderna, ao contrário do psmove não vou ignora-lo neste texto, porque acho que sua chance de sucesso/fracasso é diferente.
Explico.
O que a microsoft tem que as outras duas plataformas não tem é uma comunidade não só criativa, mas também ATIVA, com programas como o XNA tornam qualquer um uma mini-empresa de jogos, e como todos sabemos que duas cabeças pensam melhor que uma, agora pensem grande e imaginem milhares de cabeças, é o que já está acontecendo com os diversos hacks da kinect, usuários criando novos fins para o mesmo produto, dentro de em breve podemos ter kinect liberado para os PCs , o que adiciona ainda mais mentes para o brainstorm global, e logo meus senhores, teremos games produzidos por gamers, coisa que não houve e provavelmente não haverá com wii ou ps3, e olhando para o mundo sabemos que quando as coisas são feitas por quem AMA o que faz o produto é sempre melhor, só olhar pros fan films que pipocam no youtube, que humilham super produções hollywoodianas, e os jogos indies que surgem por aí.
Por isso que acho que o kinect, apesar de não causar o mesmo impacto e sensação de revolução que o wii causou, (admitam que não, caixistas, pois é verdade eu eu falei.) em seu lançamento, tenho a sensação que estamos para presenciar uma revolução nos jogos, e nos fins que as pessoas podem ter para o kinect.
Isso é claro, num futuro não muito distante, mas primeiro temos que sobreviver a uma enxurrada de jogos de mini-jogos, né kinect sports?
4 comentários
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janeiro 20, 2011 às 1:12 pm
Leone Simonetti
Não posso negar, o Kinect e XNA é realmente uma revolução, mas existem certas coisas que tenho observado principalmente em relação ao Kinect, ele tem sido hackeado mas o proposito dele acabe sempre sendo outro (não para games na maioria dos caso), como aquele helicóptero com cabeça de kinect que identifica pessoas e objetos na frente, e não esquecendo como seu rival o wii ele tambem teve problemas para as pessoas enquanto elas se movimentavam, (tipo o cara que chutou o gato durante um jogo do kinect), e mesmo com essa proposta interessante eles perderam algum publico alvo (jogadores nada casuais) para o wii, sem tirar o fato que é construindo especificamente para casas americanas com mínimo de 2 metros de distancia entre a TV e o jogador, nao to querendo meter pau no kinect, só acho estranho a reação do mercado enquanto a ele, em relação ao XNA eu só tenho escutado boas notícias e essa foi realmente uma boa jogada da microsoft, o Move tanto quanto vários lançamentos da sony é uma vergonha, mesmo tendo um reconhecimento melhor que o wii, eles estão alguns anos atrasados.
e a Nintendo andou sumida nos consoles caseiros por causa do 3Ds
fevereiro 11, 2011 às 1:18 am
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i have read your entire post.keep on posting.
abril 20, 2011 às 8:37 am
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fevereiro 20, 2013 às 7:58 pm
Valdomiro Rasputin
pior blog de videgames da historia da humanidade, neste e em todos os outros universos espalhados pelo espaço sideral.