À medida em que o jogador (você, tigrão!) vai se tornando mais “hardcore”, começa a acompanhar portais, blogs, revistas e tudo o mais, é quase que inevitável. E por mais que a qualidade dos jogos seja o que realmente importa, junto com a experiência in-game, uma hora ele leva em consideração também as vendagens dos jogos e consoles. Não que isso influencie diretamente na hora em que você segura o joystick (ui!), mas com certeza gera discussões acaloradas em centenas fóruns nerds ao redor desse nosso planetinha moribundo. Em agosto passado, postamos um print do site VgChartz, que contabiliza o número de consoles vendidos nos mercados importantes (nós ficamos de fora, obviamente). Na época o Wii tinha recém alcançado o primeiro lugar, indo contra todas as espectativas de um ano antes. Na guerra dos “next-gen de verdade”, como costumam afirmar alguns, o 360 peidava loucamente na cabeça do Ps3 e este estava fadado ao fracasso segundo muitos (incluindo este que vos escreve).

Mas e agora, alguns meses depois? Quem está na liderança? E se está na liderança, está com folga ou tem alguém jogando bafo na nuca já? E o lanterninha, continua um “fracasso” ou a estratégia a longo prazo está funcionando? E o meio termo, está sendo passado para trás ou continua com folga?

chartz.gif

O Wii por enquanto é o rei dos consoles de mesa. O 360 se não cuidar vai balançar feio nos próximos meses e o Ps3 pode estar rumando a um reinado absoluto. Quais serão os próximos episódios?

Anúncios