Olá, lídou félas! Bela segunda-feira, não acham?sixty-four.jpg

O camarada Lucas possui um belo monitor LCD para o seu Xbox. Eu, que volta e meia vou até a casa dele para umas partidas de Halo 3, apreciei bastante a qualidade da imagem, bem nítida e diferente das tvs convencionais (tubão). Logo, na iminência de colocar as mãos no fabuloso Super Mario Galaxy – sim, o meu ainda não chegou -, me interessei imensamente por uma destas maravilhas tecnológicas. Fui pesquisar e para a minha frustração, o Wii não possui as entradas (ou saídas?) para conexão direta em monitores. Para tal, eu teria de comprar um apetrecho especial que não sairia por menos de 200 reais, logo o investimento já não é mais tão atrativo assim. Mas nem tudo estava perdido, ora pois! Existem também as tvs de LCD, não?

E então a busca recomeçou. As tvs têm um valor um pouco mais elevado que os monitores, mas não custava verificar. Realmente os aparelhos que encontrei ficaram um pouco fora do meu orçamento. Dois mil mangos não é uma quantia que eu consiga pagar com facilidade hoje em dia. Vida de estagiário é assim mesmo. Aliás, eu até poderia comprar, se fizesse em várias parcelas, mas teria de abrir mão das minhas compras gamísticas mensais. Aí fica difícil, pois tenho uns 5 joguetes na fila. Até que, um belo dia (ontem), entrei em um site de compras online que não vou dizer o nome pra não fazer propaganda grátis (ah, dane-se… era o Submarino!) e vi: TV LCD DEZENOVE POLEGADAS – 1099 REAIS. Pronto, estava feita a bagunça na minha cachola. Bolei planos mirabolantes para convencer os meus pais a me dar esta caixinha de imagens em alta resolução. Preparei um discurso do tipo “vocês compram em doze vezes e pagam as seis primeiras parcelas. Eu fico com a segunda metade”. Não tinha como dar errado. Aí parei, respirei e fui dar uma vasculhada na internet sobre o Wii em tvs de LCD. Tive de fazer isso, sou impulsivo demais e era capaz de acabar comprando sem me informar antes. Para a minha dúvida, li em alguns lugares que a imagem ficava ótima, mas em outros diziam ficar ruim. Qual a solução? Testar.

monty.jpgE lá fui eu, em pleno domingão, passear no shopping com a patroa. E com o Wii debaixo do braço. Entrei em umas três lojas e na cara-de-pau perguntei se poderia testar o videojogo no aparelho. Em duas das lojas, os caras me passaram um lero e desconversaram, até que fui até a Pernambucanas e o atendente, muito do simpático, compreensivo e bom vendedor, deixou eu usar uma de suas TVs. Obviamente que nesse momento a namorada desbaratinou e saiu fora, tamanha a tosqueira que era a cena. Fuleiragem total instalar um videogame no meio de uma loja movimentada em pleno domingo pré-Natal. Imaginem a minha cara de bobo apontando o Wii Remote enquanto transeuntes me olhavam com asco e antipatia. Tá, nem foi tão feio assim. Um tiozão até parou do meu lado e ficou soltando uns “olha, mas que legal! incrível! etc.!” Nada demais, o Wii tem esse poder mágico de fascinar as pessoas mesmo.

Mas e a imagem? Boa? Ruim? Mediana? Satisfatória? Bem, não sei se isso é um resultado universal, mas eu não gostei do que vi. Na TV em que eu testei, a impressão que tive é de que estava tudo em baixa resolução, o que é obvio, visto que o Wii não tem as manhas de imagem como o 360 e o PS3. Mas esperava que no mínimo ela ficasse como na tv da minha sala, o que não aconteceu. Para comparar, imagine que foi instalado Duke Nukem 3D no seu pc. A resolução 640×480 seria a da TV tubão. A da LCD deveria ser 1024×768, mas ao invés disso é um medíocre 320×240 (estou chutando os números, só pra constar). Testei Metroid Prime 3 e os cenários ficaram serrilhadíssimos e com “fantasmas”. Lembrando que tudo isso foi sem o cabo componente, que diz melhorar em aproximadamente 33% a qualidade da imagem. Mas, julgando pelo que vi, nem com os 33% a imagem ficaria decentemente decente. Tá certo que talvez configurando o setup da tv a coisa mudasse um pouco de figura, mas em um julgamento de dez minutos o meu veredito é: não compre. Não sem antes pesquisar, pelo menos. É um investimento muito grande para obter imagens inferiores a sua tv-com-vídeo-cassete-de-catorze-polegadas. Mas reza a lenda que o desempenho do Wii é muito bom em TVs de plasma. Alguém aí já experimentou?

tv.jpg

Ah, mas eu ia comprar uma dessas de Natal! Estou sem opções, me ajuda! Dá uma passada no Continue que lá tem sugestões ;P

