Ola, jogadores de jogos eletronicos!

Vou aproveitar que estou ébrio (Houaiss?) para criar a minha lista de Top 10.

Os dez jogos que eu mais amei em toda a minha vida ate o momento (bom, pelo menos os que eu lembrar). Vamos deixar de lado os ismos e etc., e focar apenas nos jogos, ok?

Vamos também levar em consideração que eu nunca joguei mais de 30 minutos de qualquer Final Fantasy. E também intimo o companheiro bloguistico Lucas a fazer uma lista de seu Top 10.

 (o texto foi escrito em um teclado sem acento, so lamento [ha, rimou!]) 

10 – Chrono Trigger

Antes que os fas fervorosos me chicoteiem, coloquei Chrono Trigger na décima posição porque eu nunca o fechei. Eu sei, eu sei, eh uma heresia dizer isso, mas não joguei na época em que deveria ter sido jogado (segunda metade da década de noventa). Joguei ele em um emulador de Snes em… sei la, 2002, e nunca cheguei a finaliza-lo. Mas mesmo assim, o que eu joguei foi incrível. As viagens no tempo, os personagens carismáticos, a abertura… Simplismente demais.

9 – Mega Man X

Um dos épicos da minha infância. Me lembra os velhos tempos das revistas de videogame (sim, eu sei que hoje tem a EGM e sei-la-quantas sobre Playstation 2, mas naquela época era diferente. Sei la, nostalgia.) Cada chefe tinha uma arma adequada para mata-lo, e a ordem que eu tinha permanece ate hoje em minha memória. Sem falar que a hora em que o Zero sacrifica a sua “vida” na ultima fase eh inesquecível.

8 – Donkey Kong Country 1 e 2

Nossa. Que revolução. Inicio da era Playstation e la estava o SNES, mandando ver ainda. Gráficos absolutamente impecáveis, que levaram o eterno Super Nintendo ao maximo de sua performance. Aventura em plataforma de respeito. Tiro o chapéu ate hoje pela ousadia, genialidade e sucesso.

7 – Mortal Kombat 2

Pelo visto, este será um Top 10 nostalgico. MK2 marcou a minha infância por ser um dos mais violentos da época. Lembro-me de alugar o jogo, ir pra casa e me borrar ao colocar a fita no console. Sim, eu ficava com medo, não posso fazer nada. A musica tenebrosa na abertura me deixava inconfortável nas primeiras jogadas. Os fatalities e similares eram muito bons. Pena que a franquia esteja meio morta hoje em dia.

6 – Super Mario All-Stars

Os mais clássicos jogos do Mario na era NES remasterizados para o SNES? Demais. Cenários e musicas atualizados, jogabilidade 100% e…. e se eu tivesse créditos no Virtual Console do Wii, eu baixaria Mario neste exato momento.

5 – Sonic 2

O melhor jogo de Mega Drive, em minha opinião. Pena que hoje em dia estejam maltratando o pobre porco-espinho.

4 – Resident Evil 2, 3 e 4

Eu sei que botei três jogos em um lugar só, mas dane-se. Resident Evil me proporcionou algumas belas horas de calafrios, suores e roecoes de unhas. O 2 marcou o inicio de minha adolecencia, onde eu pegava o Playstation emprestado de outrem e debulhava no survivor horror. O 3 idem, porem em uma época um pouco menos remota. Quando o Nemesis pulava pela janela quebrando-a, eu praticamente cagava nas calcas. Já o 4 eu joguei um pouco tardiamente, dois anos após o seu lançamento, porem em sua versão definitiva (Wii). Apesar de varias criticas (no sentido de “a serie fugiu de seu foco”, “eh praticamente um shooter”, “virou caca níqueis”), acho o melhor da serie. Pelo amor de deus, desde o segundo minuto de jogo ate o ultimo, eh tensão o tempo inteiro. Você soh para para relaxar nos mini-jogos de tiro ao alvo e nas salas de save. Sem contar que as cinematics totalmente inspiradas em Metal Gear ficaram ótimas.

3 – Super Mario 64

Não eh a toa que esta no topo da maioria das listas por ai.. Eh, sem sombra de duvidas, a maior referencia em jogos 3D. Não vi nenhum jogo que apresentasse melhor sistema de câmera como esse, e olha que o jogo já tem 11 anos de idade. 11! Eh serio, experimente pegar algum jogo da EA, ou da Ubisoft, ou ate da Konami para ver. A câmera de Super Mario 64 destroi completamente qualquer jogo atual. GTA? Lixo. Jogo-3D-do-Tiririca? Lixo. Mario detona, detona e detona. Absurdamente fenomenal.

2 – Metal Gear Solid 1, 2 e 3

Se você alguma vez pensou em jogar um filme, Metal Gear Solid eh o… Não consegui terminar a frase, mas você entendeu. Puta que o pariu! O expoente maximo da adrenalina em jogos eletrônicos, na minha opinião. Pra mim, grande parte do potencial da historia esta somente nas falas. Eh, no Codec. O pessoal da Konami estudou bem na aula de semiótica e conseguiram induzir o jogador a sentir toda a dramaticidade do jogo ao ouvir as falas “milesimamente” colocadas. Cada pausa entre uma fala e outra enaltecia a historia, assim como a brilhante escolha dos dubladores, que interpretaram com maestria cada palavra dita. Alguma hora eu faço um post especial para este assunto. Mas digo que por pouco não levou o primeiro lugar.

 1 – The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Nao tem pra ninguem. Em 90% das listas que eu já vi por ai, o primeiro lugar eh de Ocarina of Time. Mas não estou sendo “Maria-vai-com-as-outras” não, o jogo eh demais mesmo. Foi o jogo mais imersivo que já joguei. Desenrolar da historia magnífico, que prende o jogador e faz ele se sentir na pele do protagonista. Trilha sonora inesquecível. Itens magníficos, cenários impressionantes e personagens maravilhosos. Lembro perfeitamente do dialogo de Link com Zelda no inicio do jogo, quando ela olha para Ganondorf através da janela. Twilight Princess foi bom, mas Ocarina of Time foi o melhor jogo que eu já joguei ate hoje.

Alguma hora eu falo mais de alguns jogos com mais detalhes, e mais inspiração.

