A Nintendo foi criticada pela IGN pelo não-hype em cima de Metroid Prime 3. O jogo seria lançado em três semanas na época da publicação, e pouco havia sido exibido ao grande público diretamente pela Big N. Os portais de games exibiam vídeos e reviews do jogo, todos elogiando e proclamando Metroid Prime 3 como o expoente máximo em jogabilidade first-person de consoles caseiros. Talvez seja o primeiro a fazer jus ao potencial do Wii Remote.

Mas voltando, o hype criado era quase todo de autoria dos meios jornalísticos de games. A Nintendo, nada. Vejamos por exemplo a Microsoft com Master Chief e cia.. Halo 3 já possui mais de um milhão de pré-vendas, e tudo isso pelo marketing que já vem sendo feito há um bom tempo. Trailers cinematográficos exibidos na tv norte-americana e betas distribuidos a felizardos foram algumas das ações realizadas. Versões do jogo vendidas com extras, incluindo até um capacete do Master Chief, ajudam a criar todo um clima em torno da terceira parte de Halo. Mas e Metroid Prime 3?

Somente agora, faltando uma semana para o lançamento, que está sendo feito algo de relevante. Não creio que seja negligência da Nintendo. Acho que é justamente essa a idéia: segurar ao máximo para criar expectativa. Pode parecer controverso, mas o mesmo aconteceu com o lançamento do Wii, com milhares de gamers e veículos especializados indagando quando que a Big N veicularia a campanha publicitária. Eles não se anteciparam como a Sony e deu no que deu. Não precisou ficar anunciando por 6 meses em tudo que é canto para vender. O produto se vendia. Foi tudo na hora certa e com calma. E podem perceber, está acontecendo o mesmo com Super Smash Bros. Ok, divulgam fotos todos os dias, mas videos e demonstrações são inexistentes (vai dizer que você não viu centenas de sites questionando a ausência de Brawl na E3?).

O fato é que tudo indica que MP3 venha a ser mais um épico da Nintendo, e que se torne um daqueles games que vão morar na cabeça do grande público por um bom tempo. Agora é esperar pra ver as vendas. MP3 se igualaria a Halo 3? Não sei quanto a vocês, mas eu confio cegamente na Nintendo.

Para fazer a minha parte na criação do hype, segue abaixo um vídeo comparativo do Gametrailers comparando (…) graficamente MP2 para GameCube com a nova versão. Agora é a hora das third-parties se coçarem a fazer jogos mais caprichados. O Wii tem um excelente potencial, e a quantidade de jogos chinfrins é resultado do comodismo e da ganância das empresas que só vêem o Wii como um caça-níqueis.

Ou para ver o vídeo em qualidade maior: Clica!

Anúncios